Chá de ervas para o períneo no pós parto. Ahhhhh……

Chá de ervas para o períneo no pós parto. Ahhhhh……

Hoje o assunto é sobre um agradinho, quase que um bálsamo para o períneo no pós-parto: absorventes gelados embebidos em um chá feito de ervinhas que aliviam um bocado o inchaço, dor e ardência que podem incomodar as nossas partes mimosas no pós parto! Coisa raríssima por aqui é precisar suturar uma vagina com lacerações no pós parto, mas ainda que não tenha lacerações, é muito comum as mulheres sentirem ardência após a passagem do bebê, por razões óbvias.

– Ahhhhhhhhhh….

É isso o que acontece quando as mulheres experimentam.

Essa é uma receita aprendida de parteiras, mulheres que sabem como cuidar de mulheres como ninguém. Só podia ser bom.

Normalmente pedimos para a mulher providenciar as ervas nas ultimas semanas de gestação, porque aí já fazemos o chá durante o trabalho de parto e os absorventes estarão bem geladinhos quando precisarmos dele. As principais ervas são:

  • Arnica: antinflamatória, calmante da pele, ótima para pós cirúrgico ou recuperação de contusões, alivia o inchaço, antibacteriana, analgésica.
  • Barbatimão (casca): queridinho das parteiras, é um poderoso cicatrizante, anti hemorrágico, antibacteriano, antisséptico, excelente para recuperar aquelas micro lesões, cortezinhos ou arranhaduras no canal vaginal.
  • Camomila: calmante da pele, antinflamatória, ajuda a recuperar o pH vaginal.
  • Calêndula: bactericida, antiinflamatória, cicatrizante, antisséptica.
  • Hamamélis: antiinflamatória, adstringente, calmante, analgésica, excelente também para hemorróidas.
  • Lavanda: antibacteriana, antifúngica, antinflamatória e analgésica. Como se não bastasse, ainda é linda e cheirosa.

Se a imagem já é linda, o cheiro que invade a casa é melhor ainda!

Fervemos uma panela grande com água (uns 3 – 4 litros) e colocamos as ervas, um punhado de cada uma. Se não encontrar todas não tem problema, muitas tem propriedades semelhantes. Desliga o fogo, abafa e deixa um tempinho. Algumas pessoas ainda acrescentam sal grosso, por sua ação antibacteriana e antihemorrágica, além de ajudar no inchaço. Aí é só pegar uma concha e verter o chá sobre absorventes, depois colocar no congelador.

 

 

Cuidado para não encher demais o absorvente, para sobrar espaço para o sangue que vai entrar

 

               Pronto para ir ao congelador!

 

Ele fica gelado rápido, em aproximadamente 1 hora já dá para usar. Então é só retirar do congelador e ser feliz (ou fazer uma vagina feliz)!

Além dos absorventes, o restante pode ser usado em banho de assento ou, como é difícil fazer banho de assento nos primeiros dias pós parto, colocamos em uma garrafinha e deixamos no banheiro para enxaguar após fazer xixi.

Além das propriedades das ervas, o gelado ajuda no alívio da dor e no inchaço.

Um viva às parteiras, que cuidam com tanto carinho da gente antes, durante e depois do nascimento das nossas crias!! Quem mais pensaria em uma coisa dessas?!?!