Chá de ervas para o períneo

por | jan 4, 2023 | Luz de Candeeiro

Hoje o assunto é sobre um agradinho, quase que um bálsamo para o períneo no pós-parto: absorventes gelados embebidos em um chá feito de ervinhas que aliviam um bocado o inchaço, a dor e a ardência que podem incomodar as nossas partes mimosas no pós-parto! Coisa raríssima por aqui é precisar suturar uma vagina com lacerações no pós-parto, mas, ainda que não tenha lacerações, é muito comum as mulheres sentirem ardência após a passagem do bebê, por razões óbvias.

“- Ahhhhhhhhhh…. 😅”

É isso o que acontece quando as mulheres experimentam o absorvente

Essa é uma receita aprendida de parteiras, mulheres que sabem como cuidar de mulheres como ninguém. Só podia ser bom.

Normalmente pedimos para a mulher providenciar as ervas nas últimas semanas de gestação, porque aí já fazemos o chá durante o trabalho de parto e os absorventes estarão bem geladinhos quando precisarmos dele.

As principais ervas são:

  • Arnica: anti-inflamatória, calmante da pele, ótima para pós-cirúrgico ou recuperação de contusões, alivia o inchaço, é antibacteriana, analgésica.
  • Barbatimão (casca): queridinho das parteiras, é um poderoso cicatrizante, anti-hemorrágico, antibacteriano, antisséptico, excelente para recuperar aquelas micro lesões, cortezinhos ou arranhaduras no canal vaginal.
  • Camomila: calmante da pele, anti-inflamatória, ajuda a recuperar o pH vaginal.
  • Calêndula: bactericida, anti-inflamatória, cicatrizante, antisséptica.
  • Hamamélis: anti-inflamatória, adstringente, calmante, analgésica, excelente também para hemorróidas.
  • Lavanda: antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória e analgésica. Como se não bastasse, ainda é linda e cheirosa.

Fervemos uma panela grande com água (uns 3 – 4 litros) e colocamos as ervas, um punhado de cada uma. Se não encontrar todas, não tem problema, muitas tem propriedades semelhantes. Desliga o fogo, abafa e deixa um tempinho. Algumas pessoas ainda acrescentam sal grosso, por sua ação antibacteriana e anti-hemorrágica, além de ajudar no inchaço. Aí é só pegar uma concha e verter o chá sobre absorventes, depois colocar no congelador.

Cuidado para não encher demais o absorvente, para sobrar espaço para o sangue que vai entrar

 Depois está pronto para ir ao congelador!

Ele fica gelado rápido, em aproximadamente 1 hora já dá para usar. Então é só retirar do congelador e ser feliz (ou fazer uma vagina feliz)!

Além dos absorventes, o restante pode ser usado em banho de assento ou, como é difícil fazer banho de assento nos primeiros dias pós-parto, colocamos em uma garrafinha e deixamos no banheiro para enxaguar após fazer xixi.

Clique aqui para ver um vídeo do passo do preparo para esse chá!

Além das propriedades das ervas, o gelado ajuda no alívio da dor e no inchaço.

Um viva às parteiras, que cuidam com tanto carinho da gente antes, durante e depois do nascimento das nossas crias!! Quem mais pensaria em uma coisa dessas?!?!

Na Luz de Candeeiro nós temos todas essas ervas, vem visitar a gente e garanta a sua!

WhatsApp

Eu gostaria de conhecer a luz!

(61) 9557-0866