Como saber com quantas semanas de gestação estou?

Você sabe desde quando o seu bebê está se desenvolvendo dentro do seu ventre? Uma das primeiras perguntas que surgem depois que a mulher anuncia a gravidez é: “está com quanto tempo de gestação? quantos meses?”.

É de conhecimento comum que uma gestação dure 9 meses, mas porque então falamos em 42 semanas? 

Bom, a gestação é calculada em semanas pois os meses dentro de um ano não são fixos. Alguns meses tem 30 dias, outros 31 e ainda tem fevereiro que pode ter até 29 dias. Por isso, a gestação é calculada convencionalmente em semanas, tendo em vista que toda semana tem 7 dias. 

Como contar o tempo de gestação em semanas?

Começamos a contar pela DUM (Data da Última Menstruação). Ou seja, a partir da data do 1º dia da última menstruação. Por meio dela será possível estimar quando o bebê irá nascer e preparar todos os exames baseando-se nesta data.

Desconsideramos a DUM e passamos a contar pelo ultrassom inicial quando a diferença for maior que 5 ou 7 dias, a depender da idade gestacional.

Por que a idade gestacional é calculada pela última menstruação:

A ovulação e a concepção acontecem cerca de 14 dias depois da última menstruação, mas há variações individuais e não há sinais claros ou exames precisos para saber o dia exato em que ocorreu a fecundação. Portanto, a padronização para contar o tempo de gestação foi definida a partir da DUM.

Uma mulher que tem um ciclo de 28 dias e está com a menstruação atrasada há 2 semanas, terá a idade gestacional de 6 semanas. Isto não significa que ela está grávida há 6 semanas, significa que a concepção ocorreu há 4 semanas (sempre 2 semanas a menos que a idade gestacional).

Entendeu?

Como saber em qual trimestre de gestação eu estou?

Que a gestação é divida em 3 trimestres a maioria das pessoas já sabe, mas como associar a contagem em semanas aos trimestres? 

Assim:
1º trimestre: até 14 semanas.
2º trimestre: de 14 semanas + 1 dia até 27 semanas + 6 dias
3º trimestre: de 28 semanas até o nascimento

 

Como calcular os meses de gestação?

Uma forma de contar em meses é a seguinte: calcule aproximadamente o dia da sua ovulação (14 dias após o 1º dia da menstruação) – você deve ter engravidado em torno dessa data. A partir desta data, estabeleça o dia em que completa mais um mês.

Exemplo: o primeiro dia da menstruação foi dia 10/05, logo, a ovulação ocorreu por volta do dia 24/05. Então, no dia 24/06, você completa o 1º mês de gestação e, assim, sucessivamente.

O que significa que a gestação está a TERMO?

O Termo é o intervalo de 37 a 42 semanas de gestação em que o nascimento é esperado sem ser considerado prematuro (quando o bebê já tem “9 meses completos”). 

Dentro desse período chamado de termo, há uma subdivisão:
– termo precoce: de 37 semanas a 38 semanas + 6 dias
– termo completo: de 39 semanas a 40 semanas + 6 dias
– termo tardio: de 41 semanas a 41 semanas + 6 dias

A diferença de maturidade de bebês entre essas três faixas pode ser enorme. Por isso a importância de aguardarmos o trabalho de parto espontâneo (prova da maturidade fetal) e só intervir no processo e antecipar o nascimento se houver realmente necessidade (indicação obstétrica por causa de condições da mulher ou do bebê).

Entre 41 e 42 semanas de idade gestacional, a avaliação do bem estar materno e fetal deve ser realizada com mais frequência (geralmente a cada 3 dias, com exame físico e de imagem) para flagrar alguma indicação de indução do trabalho de parto.

A partir de 42 semanas, a gestação é considerada pós-termo. Atualmente, as evidências científicas sugerem benefício em não permitir que a gestação se prolongue além dessa idade gestacional, de modo que, caso o trabalho de parto não tenha começado espontaneamente, são oferecidos métodos para sua indução.

Você está com quantas semanas de gestação? Se você for de Brasília nós te convidamos a vivenciar a Experiência Luz de Candeeiro e trilhar essa jornada de gestar, parir e maternar junto com a gente!

Clique aqui e agende uma visita!