Equipe de profissionais que acompanhando sua gestação, parto e nascimento.

Por que ter uma equipe de profissionais acompanhando sua gestação, parto e nascimento ao invés de um único profissional?

Sempre falamos que, de tudo que a Luz de Candeeiro oferece, o melhor é o cuidado em equipe. (Ok, as suítes de parto são lindas também 😜)

Mas, o que significa ser cuidada por uma equipe?

Cada mulher fazendo pré-natal na Luz tem um/a médico/a e uma enfermeira de referência, que acompanha toda sua trajetória até o pós-parto.

Além disso, ao longo da gestação, ela tem oportunidade de conhecer mais profissionais da equipe, ampliando e fortalecendo seu vínculo com a Luz de Candeeiro como um todo.

Como a equipe se reúne semanalmente para passar e discutir todos os casos de todas as mulheres atendidas na semana anterior, na medida em que vão se passando as consultas, essa gestante percebe claramente que ela é conhecida por cada profissional, que toda a equipe conversa e cuida dela de forma coesa e alinhada.

Isso traz tanto conforto e tanta segurança!

Caso essa gestante apresente alguma intercorrência, ela receberá olhares de várias pessoas, que refletirão em conjunto e com base em evidências científicas sobre qual a melhor condução para seu caso.

Tem outras vantagens também. Ao se vincular à equipe, ela pode ter certeza absoluta de que sua assistência ao pré-natal e ao parto ocorrerá de forma segura, respeitosa, humanizada e atualizada mesmo se, por exemplo:
– for feriado, carnaval, natal ou ano novo;
– se alguém da equipe tiver algum problema de saúde ou se acidentar;
– se ocorrerem partos simultâneos ou seguidos e parte da equipe estiver ocupada partejando ou descansando de uma assistência.

Como a equipe se organiza em escalas de trabalho para o pré-natal e para atender os partos, garantir isso é perfeitamente possível.

Assim, a preocupação com “quem” estará no parto desocupa a mente dessa mulher, isso não é mais uma questão. E, então, ela pode tomar a consciência de que é a protagonista do processo e se concentrar no que realmente importa: nela mesma e no seu bebê.

A capacidade e a competência de uma mulher para dar à luz e parir residem exclusivamente nela, não em profissionais ou em determinados lugares. Nós conseguimos garantir um contexto de cuidado que favorece que essa capacidade e essa competência possam se expressar em sua totalidade, independentemente de fatores externos.

E assim deveria ser em todo canto, para todas as mulheres. Aliás, um dia, será assim: todas e cada uma das mulheres do planeta saberão que, ao procurar uma instituição ou profissionais para receber cuidado durante a gestação ou no parto, serão acolhidas, bem tratadas e reverenciadas como merecem.

Faz sentido pra você ter uma equipe ao invés de um único profissional?