O pré-natal

é o momento mais importante para a construção da segurança da mãe para a hora do parto e da rede de apoio para o pós-parto.

Pré-natal com a Luz

imagem 011

Durante o pré-natal, compartilhamos com as mulheres – e suas parcerias – informações para tomada de decisões seguras sobre a gestação, o nascimento de seus bebês e o pós-parto, colocando-as no centro do nosso cuidado.

No pré-natal, as famílias são imersas em uma cultura diferente, em que as mulheres são acreditadas, sua potência é fortalecida; o parto normal é incentivado, naturalizado e é possível vivê-lo de forma prazerosa e segura.

Na Luz, o pré-natal é compartilhado entre equipe de enfermagem (que faz a maioria das consultas) e equipe médica. Para gestações sem intercorrências, são previstas três consultas médicas, uma por trimestre, mas, em caso de intercorrências ou necessidades especiais, essa frequência é maior.

As consultas pré-natais acontecem mensalmente até 28 semanas de forma individual. A partir de 30 semanas, nós passamos a seguir o modelo de pré-natal chamado Centering Pregnancy ou Pré-Natal Coletivo (consultas com dois momentos: um em grupo e outro individual) e as consultas são quinzenais até 36 semanas e, a partir de 37 semanas, seguem semanais até o parto.

No pré-natal coletivo, as mulheres e suas parcerias passam a conviver com outras pessoas que fizeram a mesma escolha: ter um parto repleto de gentileza e amorosidade, assistido pela equipe da Luz, no centro de parto normal é oficial, mas em alguns momentos casa de parto. Criamos no pré-natal coletivo uma cultura onde parir é normal e conforme os bebês do grupo vão nascendo vai-se fortalecendo a fé na fisiologia e segurança do nascimento.

Por meio do Pré-Natal Coletivo é possível cuidar da saúde com suas particularidades (há momentos privados), realizar o aprendizado interativo (favorecendo a troca de saberes) e a criação de uma rede de apoio que se sustenta, ajuda e permanece cooperativa na maternagem/paternagem.

A experiência no exterior com o Centering Pregnancy já mostrou resultados perinatais melhores que os do pré-natal tradicional : redução de prematuridade e bebês de baixo peso ao nascer, além de ter se mostrado uma ferramenta fantástica na mudança de hábitos de vida e melhora dos cuidados com a saúde das famílias.

imagem 05

Para nós, tão importante quanto o que está acontecendo dentro do seu ventre, é o que está acontecendo na sua mente e no seu coração. Você vai ter pessoas ao seu lado para compartilhar as dores e delícias dessa jornada incrível que é se tornar mãe.E ainda ganha de presente companheiras de jornada que se apoiam e seguem amigas pela vida.

Histórias de quem viveu

Foi uma grande e inesperada surpresa positiva o pré natal coletivo. Conheci a Luz de Candeeiro através de uma amiga que teve bebê em um lindo parto domiciliar. Decidi que quando engravidasse, procuraria a Luz. Assim, fui ao Casa Aberta na Casa de Parto e numa roda de conversas me apaixonei ainda mais pelo projeto, pela essência,… o pré-natal coletivo trouxe a leveza que eu precisava na minha gestação. Foram lindas trocas de experiências, de carinho e assim, formamos uma rede de apoio muito forte que permanece até hoje. Temos um grupo nas redes sociais- Grupo termo… ali choramos, sorrimos, compartilhamos as dores e as alegrias da maternidade, percebemos que não estamos sozinhas e tudo isso torna o nosso maternar muito mais leve. Sou só gratidão a Luz por proporcionar esses doces encontros que levaremos para vida. Meu muito obrigada a toda equipe!!

Talitha

No início, eu tive preguiça. “Tirando essas consultas em grupo, o acompanhamento na Luz é muito legal, me passa segurança”. Já no termo, aguardava diariamente notícias das minhas colegas, compartilhando e inspirando histórias positivas de nascimento. 4 meses com meu bebê no colo, ainda é com aquelas famílias e tantas outras que vieram antes e depois de nós que eu conto diariamente em uma rede de apoio e troca muito rica. Desde que eu encontrei a Luz, eu nunca estive sozinha no meu gestar, parir e maternar.

Talita Leão