Primeiro ano da Casa de Parto Luz de Candeeiro

Neste alegre mês de julho nós comemoramos o primeiro ano da Casa de Parto Luz de Candeeiro. A Casa de Parto nasceu do sonho de ter um lugar para acolher, proporcionar segurança, autonomia e respeito às mulheres.  Além do resgate do poder do parto e do empoderamento feminino, a Luz (como a gente chama por aqui) nasceu para ser um lugar que dá sustentabilidade e longevidade para o partejar e equilíbrio de trabalho para profissionais de obstetrícia. Aqui, as mulheres reencontram e fortalecem a sua potência inata e podem se apoiar numa filosofia de assistência, numa equipe coesa, e não em um único profissional específico.

“Aqui, as mulheres reencontram e fortalecem a sua potência inata e podem se apoiar numa filosofia de assistência”

A equipe Luz de Candeeiro atua na assistência segura e respeitosa à gestação, ao parto e ao nascimento desde 2012, com ampla experiência no atendimento a partos domiciliares na cidade de Brasília. Em 2019 inauguramos a nossa Casa de Parto privada em Brasília, adotando um novo modelo de atendimento: um Centro de Parto Normal privado, extra-hospitalar, com enfermeiras obstétricas na gestão e na assistência direta ao parto e nascimento. Existem algumas casas de parto públicas, que são nossas fontes de inspiração e vêm abrindo caminhos tanto para que as mulheres tenham uma excelente experiência de cuidado quanto para a ampliação desse modelo de assistência., Ainda assim, a forma de gestão e cuidado que adotamos na Luz de Candeeiro é uma novidade em nosso país!

Nós unimos o melhor de dois mundos: o conforto de uma casa com a segurança de uma instituição de saúde. Nossa casa tem sala, quartos aconchegantes para a mulher e suas parcerias e cozinha com cheirinho de café. E, para a segurança de todas as pessoas que estão cuidando ou que estão sendo cuidadas, também ficamos próximas dos principais hospitais da cidade, contando com a estrutura adequada de transporte em caso de necessidade de transferência ao cuidado hospitalar!

Na Casa de Parto Luz de Candeeiro, estamos respaldadas por leis e políticas públicas que têm como objetivo garantir experiências respeitosas para mulheres e bebês na gestação, no parto e no pós-parto. Além disso, mulheres com gestações de baixo risco e bebês saudáveis estão em um cenário de menor complexidade e densidade tecnológica, com alto nível de segurança, melhorando a assistência.

“com alto nível de segurança, melhorando a assistência.”

Nosso  trabalho é fundamentada no acolhimento e cuidado com a mulher, o bebê e toda a família que está recebendo aquela vida. Sempre enxergando que a mulher é a protagonista do parto e deve se sentir segura para exercer sua autonomia em todas as escolhas, inclusive para realizar o parto em ambiente hospitalar. Nesse caso, ela terá o mesmo cuidado, com a mesma equipe, e filosofia. 

Acreditamos no poder de mudar o mundo, uma família de cada vez, a partir de vivências amorosas e respeitosas de parir e nascer. Esse primeiro ano da Casa de Parto é mais uma etapa no caminho para concretização deste sonho! Cada bebê que tem essa primeira impressão da vida, cada família que tem essa experiência amorosa e respeitosa consegue expandir esse amor e contribuir para uma mudança na sociedade.  Uma verdadeira revolução que começa no primeiro toque!

A casa é nossa! É da mulher, é da parteira, é nossa. Sororidade, cumplicidade, sinceridade, alegria e amizade são sentimentos que permeiam nossa casa.  

Somos muito gratas por tudo que realizamos nesse primeiro ano e por todas as famílias que vivenciaram este sonho conosco e fazem parte desta história!

Que venham muitos outros anos recebendo vidas com gentileza!

Post anterior
Chá de ervas para o períneo no pós parto. Ahhhhh……
Próximo post
Gravidez e Coronavírus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu