Quais vitaminas e ou suplementos preciso ingerir na gestação?

 

Você se descobre grávida e um mundo de questionamentos surge. E nada mais natural que buscar informações seguras sobre como se alimentar e como nutrir, da melhor forma possível, esse bebê que cresce e se desenvolve no seu ventre. 

Então, a Luz de Candeeiro vai responder algumas perguntas que recebemos com frequência relacionadas a vitaminas e suplementos na gestação.

Primeiro ponto: uma alimentação verdadeiramente colorida e variada vai te fornecer todos os nutrientes de que precisa. Pode ser uma boa ideia fazer acompanhamento com nutricionista que trabalhe com gestantes para receber prescrições de vitaminas e minerais adicionais individualizadas e com embasamento científico. 

Mas, além de ressaltar que a suplementação deve ser feita a partir da orientação de profissionais que estão acompanhando sua gestação, precisamos lembrar que nenhuma suplementação substitui uma alimentação equilibrada e rica, nem o estilo de vida saudável, que engloba atividade física regular e outras práticas de autocuidado.

Quais vitaminas e suplementos as mulheres grávidas devem tomar?

O único suplemento essencial no primeiro trimestre é o ácido fólico ou metilfolato na dose de 400 mcg por dia (ou 4 mg para usuárias de valproato e carbamazepina), pois previne malformações do sistema nervoso central.

É muito comum iniciar algum polivitamínico próprio para gestantes após o 1° trimestre ou quando as náuseas melhorarem. No entanto, a dose de ferro encontrada nessas formulações pode ser insuficiente e mais suplementação ser necessária.

Estou grávida, preciso suplementar ferro?

Suplementar ferro para prevenir anemia costuma ser imprescindível, especialmente a partir do 2º trimestre e é recomendação científica bem consolidada para todas as mulheres, pois a demanda desse nutriente aumenta durante a gestação e a lactação.

Preciso suplementar cálcio na gestação?

Se, na sua dieta, não há cálcio suficiente, a equipe de profissionais que está acompanhando sua gestação pode indicar a suplementação no término do 1° trimestre para prevenção de pré-eclâmpsia.

Preciso suplementar vitamina D na gestação?

A vitamina D é importante para o fortalecimento dos ossos, já que regula a concentração do cálcio neles e no sangue. Além disso, ela atua no sistema imunológico e no metabolismo, sendo, assim, muito importante na gestação e fora dela. 

Para seu corpo produzir a vitamina D que precisa, vale a exposição racional ao sol (pelo menos 15 minutos por dia, sem filtro solar). A suplementação generalizada desse nutriente não encontra respaldo científico até o momento.

Preciso suplementar ômega 3 na gestação?

Embora estudos sugiram benefício, ainda não há comprovação da necessidade de suplementar esse nutriente e, mais uma vez, ganha destaque a importância de uma alimentação saudável, que inclui alimentos que forneçam essas boas gorduras.

Ainda tem alguma dúvida?

Clique aqui e agende uma consulta pré-natal com a equipe da Luz de Candeeiro, nosso olhar para a gestação é integral.