Assistência ao parto
(centro de parto normal)
A Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO) recomenda que “uma mulher deve dar à luz no local onde se sinta segura, e no nível mais periférico onde a assistência adequada for viável e segura”(1). Estudos internacionais (2-5) bem desenhados e confiáveis mostram que o parto extra-hospitalar é tão seguro quanto o nascimento dentro do hospital, sendo que a segurança aumenta quando se tem uma equipe capacitada e uma boa referência em caso de transferência ao hospital, ou “Plano B”.
Para que o nascimento aconteça fisiologicamente, é necessário que a mulher libere um coquetel hormonal (também conhecido como “coquetel de hormônios do amor”). Isso só é possível em situações em que a mulher se sente segura, cuidada, sem se sentir vigiada e sem excesso de estímulos.
O atendimento ao parto, no Centro de Parto Normal, é realizado com equipamentos necessários para uma assistência segura a uma gestação de risco habitual. Sinais vitais da mulher são monitorados em intervalos regulares, e exame de toque é feito, se necessário, para uma avaliação complementar da progressão do trabalho de parto. Os batimentos cardíacos fetais são avaliados com frequência regular para assegurar o bem estar fetal ao longo do processo do parto. Acreditamos que cada bebê tem seu momento de chegar a esse mundo. Por isso não utilizamos medicamentos para indução ou aumento das contrações uterinas no trabalho de parto. A virtude da paciência é uma conquista da parteira!
Desde o início, as mulheres são incentivadas a ter liberdade no trabalho de parto e a parir da maneira mais natural possível. São encorajadas a adotar posições que lhes ofereçam conforto e favoreçam o parto. Métodos não farmacológicos para manejo da dor e de desconfortos serão oferecidos, como: incentivo à movimentação e alongamento, massagem, bolsa térmica, banho de chuveiro, imersão na banheira, relaxamento/movimentos na bola, respiração adequada, além, é claro, do apoio contínuo oferecido por profissionais e acompanhantes.
Pequenas intercorrências serão manejadas no Centro de Parto Normal pelas enfermeiras. Em caso de intercorrências que estiverem fora do escopo de ação segura da enfermagem obstétrica, as mulheres serão encaminhadas para o hospital de referência em transporte adequado. Uma enfermeira acompanhará a transferência, bem como o acompanhante de escolha, garantindo uma transição segura e o mais suave possível do cenário de nascimento.
Do Centro de Parto Normal, a transferência e a continuidade da assistência será realizada por nossa equipe médica, garantindo,assim, a continuidade do cuidado.