Assistência humanizada à gestação, ao parto, ao nascimento, ao recém-nascido e ao pós-parto.

Assistência humanizada à gestação, ao parto, ao nascimento, ao recém-nascido e ao pós-parto.

conheça sua jornada

Na Experiência Luz de Candeeiro

muito mais do que consultas, exames e procedimentos: uma experiência completa e efetiva para a vivência positiva da gestação e do parto.

PRÉ-NATAL

Aqui começa sua jornada.

Já imaginou ser colocada no centro do cuidado? O pré-natal na Luz de Candeeiro é assim desde o começo. Somos uma empresa genuinamente feminina, cuidamos das mulheres como gostaríamos de ser cuidadas. As consultas são compartilhadas entre a equipe médica e a equipe de enfermeiras obstetras, e a classificação de risco é feita consulta a consulta ao longo do calendário gestacional.

ler...

De acordo com a prática dos países com melhores resultados perinatais, ser acompanhada por uma equipe de profissionais traz segurança para a gestação. Ao longo do pré-natal, a gestante e sua parceria terão oportunidade de conhecer a equipe, adentrar os espaços da Luz de Candeeiro e se sentir em casa na nossa casa. É nesse lugar de empatia, confiança e segurança que a entrega acontece.
Ao longo do pré-natal, acompanhamos exames de rotina, o crescimento do bebê e da família. O pré-natal na Luz é permeado de sensibilidade: aqui tudo é relevante! Ouvir o batimento do coraçãozinho do bebê no ventre é tão importante quanto saber o que se passa no coração da mulher que o carrega, escutando-a com atenção. O pré-natal é um campo aberto para construção de saberes, transformação, fortalecimento, que, quando vivido com presença e profundidade, reflete na vivência do parto e pós-parto.
É prestando atenção a todos esses fatores que construímos juntas o plano de parto, visando sempre a experiência positiva do processo como um todo. O local do parto é definido oportunamente, e, independente de ser na casa de parto ou no hospital, a mulher precisa se sentir respeitada e segura ao longo dessa jornada.
É importante ressaltar que, desde o primeiro mês de gravidez, contamos com o apoio e cuidado psicológico da Ciranda da Luz, roda de conversa que acontece quinzenalmente e é guiada pelas psicólogas e por enfermeiras obstetras da Luz. Na Ciranda, quem está vivenciando a jornada pode ter um espaço de partilha de sentimentos acerca da maternidade, da gestação, seus medos e anseios. É um ambiente para orientações e para se munir de informações valiosas, além de formar uma rede de apoio – tão essencial para esse momento da vida.
As mulheres que fazem o pré-natal na Luz têm acesso gratuito ao nosso curso de gestantes online, com as informações necessárias para uma jornada de gestar e parir com orientações seguras, embasadas nas evidências mais recentes da obstetrícia.

parto

Não é romantismo, é ciência! Parto humanizado traz mais segurança para mulher e bebê.

O parto pode acontecer no Centro de Parto Normal ou no Hospital e essa escolha do local é uma construção que se dá ao longo do pré-natal, quando, a cada encontro, a equipe obstétrica vai acompanhar os critérios de elegibilidade e o desejo da mulher será construído e fortalecido. O Centro de Parto Normal une o melhor de dois mundos: o conforto e o aconchego de uma casa, com a segurança de uma instituição de saúde. Mas essa não é a única opção para quem busca por um parto humanizado.

 

ler...

É possível viver um parto respeitoso e feliz no hospital, pois a humanização, em essência, acontece na relação, independentemente do local.

O parto hospitalar (vaginal ou, se necessário, a operação cesariana) pode ser uma opção para aquelas mulheres que preferem o hospital por se sentirem mais seguras e/ou para aquelas que precisam, por algum risco gestacional ou doença pré-existente, parir em um ambiente com maior densidade tecnológica. Transportamos para o hospital a filosofia da Luz de Candeeiro.

Independente da escolha do local de parto ou da necessidade da mulher e do bebê, nós sempre proporcionamos uma ambiência segura e acolhedora, pois sabemos que isso facilita a liberação dos hormônios necessários para que um parto e um nascimento fisiológicos e seguros aconteçam.

nascimento

“Para mudar o mundo, é preciso mudar a forma de nascer.” Michel Odent

Os bebês que nascem na Luz de Candeeiro são recebidos com o mesmo cuidado, respeito e carinho que sua mãe teve durante toda a gestação e no parto! Não realizar procedimentos desnecessários e dolorosos, assim como não separar a mãe do bebê no pós-parto imediato é exercer o respeito. Permitir que aconteça o momento do reconhecimento – do acolhimento, do olho no olho e do pele na pele – confere inúmeros benefícios para a mulher e para o recém-nascido. 

ler...

Com a nossa assistência, você e seu bebê vivenciam a Hora de Ouro! É a primeira hora de vida do bebê, quando ele fica no colo da mãe, mantendo o contato pele a pele.

No colo da mãe, o bebê encontra tudo que ele precisa para fazer a transição entre o ambiente uterino e o ambiente externo. A temperatura adequada, as bactérias importantes para desenvolvimento do sistema imunológico, o caminho para o seio materno e a amamentação. Além de segurança, amor e carinho.

O bebê no colo da mãe, além de lindo, é ciência e segurança para o pós-parto imediato.

Na Luz, toda assistência e exames necessários são feitos com o bebê no colo da mãe ou ao seu lado, sempre respeitando esse momento tão importante para a vida que está chegando e para a família.

O parto hospitalar (vaginal ou, se necessário, a operação cesariana) pode ser uma opção para aquelas mulheres que preferem o hospital por se sentirem mais seguras e/ou para aquelas que precisam, por algum risco gestacional ou doença pré-existente, parir em um ambiente com maior densidade tecnológica. Transportamos para o hospital a filosofia da Luz de Candeeiro.

Independente da escolha do local de parto ou da necessidade da mulher e do bebê, nós sempre proporcionamos uma ambiência segura e acolhedora, pois sabemos que isso facilita a liberação dos hormônios necessários para que um parto e um nascimento fisiológicos e seguros aconteçam.

Pós-parto

Continuamos cuidando de você.

Um dos grandes diferenciais do cuidado da Luz de Candeeiro é a assistência no pós-parto. Tanto no pós-parto imediato (logo após o bebê nascer) quanto nos primeiros dias de vida do bebê.
No pós-parto imediato, você vai viver a Hora Dourada com o apoio da equipe, essa é a primeira hora de vida do bebê. Será realizada a avaliação do recém-nascidos, exame físico completo, medidas e pesagem, ao lado de sua mãe. Nesse momento, também vamos auxiliar com o início da amamentação.
Cerca de 6 horas após um parto fisiológico no CPN, a mulher, em geral, já levantou, tomou banho, se alimentou e está bem fisicamente para voltar para sua casa. Então, recebe alta do Centro de Parto Normal e a continuidade do cuidado acontece em sua casa.

ler...

No primeiro dia após o parto no CPN, uma enfermeira faz a visita domiciliar para avaliar o bem-estar da mulher e do bebê. Vai examiná-los, reforçar orientações sobre os primeiros cuidados, o banho, a troca de fraldas, a amamentação, as vacinas, os exames do recém-nascido e fazer o teste do coraçãozinho. A mulher, recém-mãe, também recebe cuidados, avaliação física e acolhimento. Afinal, ela também recém nasceu!

Para quem teve parto hospitalar, recebe visitas da equipe médica obstétrica durante a internação e o bebê segue aos cuidados da pediatria do hospital.

O próximo encontro com a enfermeira acontece entre 3 e 4 dias de vida do bebê, tanto para quem teve parto no CPN quanto para quem teve no hospital. É quando, geralmente, acontece a descida do leite, momento em que a avaliação e o apoio de uma enfermeira experiente é essencial.

Ajudamos com a amamentação, avaliamos a icterícia do bebê, a perda de peso fisiológica e fazemos outros cuidados que forem necessários.

Estamos disponíveis 24 horas por dia durante os primeiros dias de vida do bebê.

11

anos de
existência

4

anos de
Casa de Parto

+1000

bebês nasceram
com a Luz

#vempraluz

Grandes amores começam aqui

Luis Renato Zubcov

“Equipe maravilhosa, amorosa e respeitosa. Fizemos o pré-natal que foi muito bem conduzido e o trabalho de parto foi o mais respeitoso possível com a mãe e nossa filha. (…) A equipe permitiu que o protagonismo fosse da mãe, mas sem deixar desassistida. Foi um parto normal e humanizado incrível. Recomendo para todos que buscam uma via de parto segura, amorosa e informada, assim como um bom pré-natal.”

Thiago Costa

“Minha esposa, meus dois filhos e eu fomos acolhidos duas vezes pela maravilhosa equipe da Luz! Nossa gratidão por essa equipe é imensa! Acolheram a minha família durante toda a gestação, parto e puerpério com um carinho e atenção que nos fazem ter uma lembrança muito especial por tudo!”

Viva a Experiência
Luz de Candeeiro

Receba nossa Carta de Serviços com
todos os detalhes dessa jornada:

Perguntas
Frequentes

1. Onde fica o Centro de Parto e Luz de Candeeiro?

Ficamos no Centro Clínico Advance I (915 sul, Brasília). Um lugar pensado para serviços de saúde, perto dos hospitais de referência e que já conta com recursos de segurança, rota de ambulância, corredores largos e elevadores apropriados ao transporte de macas.

2. A Luz atende partos hospitalares?

“Eu quero que o meu bebê nasça no hospital. Pode ser com a equipe da Luz de Candeeiro?”

Sim! Nós prestamos assistência ao parto tanto no Centro de Parto, quanto nos grandes hospitais de Brasília. A nossa equipe é comprometida em oferecer uma assistência humanizada e que respeite as necessidades e as escolhas da mulher. O parto hospitalar é uma opção para aquelas mulheres que preferem o hospital por se sentirem mais seguras e/ou para aquelas que precisam, por algum risco gestacional ou doença pré-existente, parir em um ambiente com maior densidade tecnológica. Transportamos para o hospital a filosofia da Luz de Candeeiro.

3. Como é a estrutura do Centro de Parto Normal?

Nossa Casa de Parto (como carinhosamente chamamos o Centro de Parto Normal) conta com duas suítes de parto (climatizadas e equipadas com banheira, bola, banqueta de parto, espaldar, amplos banheiros, cama de casal, frigobar e ambiência acolhedora), além de dois consultórios, recepção, posto de enfermagem, sala de administração e uma copa para convivência, boas conversas e onde preparamos com carinho a alimentação que atende a mulher e sua parceria no parto e no pós-parto.

Nossa casa é cheia de detalhes que merecem atenção. Tudo por aqui foi planejado dentro dos parâmetros que proporcionam segurança e conforto para as mulheres e bebês que passaram e passarão pela Luz de Candeeiro. Vamos listar alguns desses detalhes para você 🤗:

💜 Isolamento Acústico: Para proporcionar mais conforto e liberdade para mulher que está parindo, nossas suítes contam com isolamento acústico. Nenhum ruído ou conversa serão ouvidos por quem estiver fora do quarto e a mulher também não vai escutar o que está acontecendo lá fora no mundo.

💜 Cama de casal: O parto é um evento familiar. Por isso, nossos quartos têm uma cama grande e aconchegante, uma mesinha de cabeceira, luminária e tudo mais que lembra o nosso quarto de dormir, de se recolher, onde a intimidade e a privacidade fazem morada. Nesse quarto, entra quem a mulher permite, sua parceria ou quem mais estiver ali para dar apoio e suporte.

💜 Banheiro espaçoso e banheira confortável: A água quente é um recurso não farmacológico para amenizar a sensação de dor no parto. Nosso banheiro e nossa banheira são espaçosos e confortáveis para que a mulher possa passar o tempo que for necessário lá dentro e ainda poder ser acompanhada.

💜 Copa: Nosso Centro de Parto tem uma copa com refeições disponíveis para manter a mulher que está parindo verdadeiramente amparada. Há trabalhos de parto mais demorados que demandam esta atenção. Além disso, a cozinha pode ser usada para preparar a refeição do pós-parto da puérpera e de quem a estiver acompanhando.

💜 Proximidade com os hospitais: A Luz de Candeeiro é uma instituição de saúde que atende a todas as normas dos órgãos competentes para Centros de Parto Normal. Algumas das normas são: estar a no máximo 20 minutos do hospital de referência e ter estrutura que permita o atendimento de emergências como corredores, portas e elevadores para passagem de macas e rota de ambulância.

Aqui na Luz tem tudo isso 💕

4. Quem pode ter parto extra-hospitalar?

Mulheres com gestação de risco habitual (sem doenças prévias ou gestacionais descompensadas, com bom desenvolvimento do bebê, com exames e avaliações clínicas normais), que estão sendo acompanhadas pela Luz de Candeeiro no pré-natal.

5. Parto fora do hospital é seguro?

Quando a mulher deseja e tem gestação de risco habitual, o parto pode, sim, acontecer fora do hospital e com segurança!!

A Luz de Candeeiro tem um Centro de Parto Normal em Brasília-DF, onde proporcionamos experiências de parto repletas de acolhimento, respeito e segurança.

Aqui a segurança do parto fora do hospital está pautada em um tripé:

🌸 Classificação de risco eficiente no pré-natal;

🌸 Reconhecimento precoce de intercorrências;

🌸 Encaminhamento oportuno.

Vamos te explicar como esse tripé acontece na prática:

A avaliação de risco gestacional é feita continuamente, a cada encontro com profissional: em toda consulta pré-natal e continuamente durante o trabalho de parto, por meio da escuta qualificada dos relatos e queixas da mulher, da avaliação clínica-obstétrica da mulher e do bebê e do resultado de seus exames, entre outros recursos. Assim, é possível identificar desvios da normalidade que necessitem de um cuidado de maior complexidade (médico, hospitalar) e fazer o encaminhamento em tempo oportuno.

É fundamental que exista um planejamento de como serão manejadas possíveis intercorrências e como se dará a continuidade do cuidado médico e em ambiente hospitalar quando necessário. Alterações da normalidade podem surgir tanto na gestação e no parto, como em qualquer outra fase da vida, e precisamos estar preparadas para lidar com isso.

Todas as vezes em que uma mulher é admitida em trabalho de parto no Centro de Parto Normal, nós ativamos as nossas redes de referência: a equipe médica de obstetras da Luz fica de sobreaviso por telefone, a ambulância e o hospital de referência são avisados e também já se preparam para, caso sejam acionados, prestem o atendimento e respondam prontamente ao chamado. Após o parto, a dequitação da placenta e a avaliação do bebê, retiramos todos do sobreaviso e isso é o que acontece na maior parte das vezes.

Quando precisamos transferir uma mulher ou um bebê para o cuidado hospitalar, toda essa rede é acionada para trazer segurança e agilidade para o processo. No hospital, a mulher é recebida pela equipe médica obstétrica da Luz e o bebê, pela equipe de pediatria do hospital para dar continuidade à assistência.

Isso é o que possibilita que os partos e os nascimentos na Luz de Candeeiro aconteçam com segurança e conforto, contribuindo para os ótimos resultados que temos tido no Centro de Parto Normal.

Além disso, é importante saber que estudos científicos importantes concluem: mulheres e bebês saudáveis podem ser cuidados por enfermeiras obstétricas, num centro de parto normal, com elevadas taxas de segurança e satisfação.

6. Atende plano de saúde?

Não atendemos plano de saúde, mas parir na Luz de Candeeiro é muito mais possível do que muitas pessoas imaginam. Uma das razões para isso é que SIM, é possível receber o reembolso de até 100% do plano de saúde para partos realizados no Centro de Parto Normal. Algumas pessoas já conseguiram!!

Com mais de 2 anos de existência do Centro de Parto Normal, nós e as famílias que passaram pela Luz, encontramos caminhos que tornam possível esse reembolso.

Entre em contato conosco, vamos te mostrar o passo a passo!

7. Qual é o diferencial de ser atendida por uma equipe?

Sempre falamos que, de tudo que a Luz de Candeeiro oferece, o melhor é o cuidado em equipe. (Ok, as suítes de parto são lindas também 😜)

Mas, o que significa ser cuidada por uma equipe?

Cada mulher fazendo pré-natal na Luz tem um/a médico/a e uma enfermeira de referência, que acompanha toda sua trajetória até o pós-parto.

Além disso, ao longo da gestação, ela tem oportunidade de conhecer mais profissionais da equipe, ampliando e fortalecendo seu vínculo com a Luz de Candeeiro como um todo.

Como a equipe se reúne semanalmente para apresentar e discutir os casos das mulheres atendidas na semana anterior, na medida em que vão se passando as consultas, essa gestante percebe claramente que ela é conhecida por cada profissional, que toda a equipe conversa e cuida dela de forma coesa e alinhada.

Isso traz tanto conforto e tanta segurança!

Caso essa gestante apresente alguma intercorrência, ela receberá olhares de várias pessoas, que refletirão em conjunto e com base em evidências científicas sobre qual a melhor condução para seu caso.

Tem outras vantagens também. Ao se vincular à equipe, ela pode ter certeza absoluta de que sua assistência ao pré-natal e ao parto ocorrerá de forma segura, respeitosa, humanizada e atualizada mesmo se, por exemplo:

– for feriado, carnaval, natal ou ano novo;

– se alguém da equipe tiver algum problema de saúde ou se acidentar;

– se ocorrerem partos simultâneos ou seguidos e parte da equipe estiver ocupada partejando ou descansando de uma assistência.

Como a equipe se organiza em escalas de trabalho para o pré-natal e para atender os partos, garantir isso é perfeitamente possível.

Assim, a preocupação com “quem” estará no parto desocupa a mente dessa mulher, isso não é mais uma questão. E, então, ela pode tomar a consciência de que é a protagonista do processo e se concentrar no que realmente importa: nela mesma e no seu bebê.

A capacidade e a competência de uma mulher para dar à luz e parir residem exclusivamente nela, não em profissionais ou em determinados lugares. Nós conseguimos garantir um contexto de cuidado que favorece que essa capacidade e essa competência possam se expressar em sua totalidade, independentemente de fatores externos.

E assim deveria ser em todo canto, para todas as mulheres. Aliás, um dia, será assim: todas e cada uma das mulheres do planeta saberão que, ao procurar uma instituição ou profissionais para receber cuidado durante a gestação ou no parto, serão acolhidas, bem tratadas e reverenciadas como merecem.

Faz sentido pra você ter uma equipe ao invés de um único profissional?

8. Para parir na Luz, eu preciso fazer o pré-natal com a equipe?

Sim! Nós acompanhamos partos somente de mulheres que passaram pela jornada da Luz no pré-natal. Por isso, quanto antes você chegar, melhor será sua experiência de gestar, parir e maternar!

9. Tenho uma cesariana prévia, posso parir no Centro de Parto normal?

Sim, é possível vivenciar um parto normal no Centro de Parto se você teve uma cesariana prévia!!

 

Parto vaginal após cesariana (PVAC ou VBAC, sigla em inglês) é possível e provável quando damos oportunidade para que aconteça. Estudos mostram que as chances de sucesso de um parto após cesariana variam entre 75% e 90%, muito semelhante a uma mulher que não passou pela cirurgia.

Se você teve uma cesárea prévia e sonha em vivenciar o parto vaginal em um ambiente seguro e acolhedor, nós te convidamos a vir conhecer a Luz de Candeeiro!

Baixe a ajuda decisional

10. E se for necessário uma cesariana, a Luz de Candeeiro faz?

Com certeza a Luz faz cesarianas gentis e seguras, em ambiente hospitalar!

Tem pessoas que perguntam ” Cesariana só em último caso?” Nós respondemos que NÃO, cesariana SE for o caso, quando for necessário.

“Em último caso” dá uma impressão de que passou do ponto, né? De que foi além do limite.

Essa é uma lenda que habita no mundo do parto chamado de humanizado: a ideia de que, em algum tipo de contexto, o parto normal foi “forçado”, ou de que se desejava o parto normal “a qualquer custo”.

E o que acontece realmente é que nossa equipe está sempre prestando um cuidado atento para identificar fatores que indicam que é necessária a via cirúrgica para o nascimento e não há hesitação em se indicar e realizar uma cesariana necessária. Ao contrário, há alegria e alívio por podermos contar com esse recurso já tão avançado tecnicamente nos dias de hoje.

Nossa taxa de cesariana dos últimos meses na Luz está em 13,9%. Mas já esteve maior e menor que isso e levamos em consideração a Declaração da OMS sobre taxa de cesáreas: “Os esforços devem se concentrar em garantir que cesáreas sejam feitas nos casos em que são necessárias, em vez de buscar atingir uma taxa específica de cesáreas.”¹

Há mulheres e bebês que vão precisar trilhar o caminho da cirurgia para se conhecerem.

O que temos aprendido é que, mesmo depois de tantos anos de estudo, há momentos em que nos rendemos aos mistérios da Vida. Nem sempre teremos todos os porquês.

E que, respeitados tempos necessários de processamento das experiências, muita honra e reverência pode ser dada a uma cicatriz que representa o portal por onde ocorreu a travessia daquela mulher tornando-se mãe e daquele bebê estreando do lado de cá.

Mas como são as cesarianas na Luz de Candeeiro? Gentis 🌷

Intervenções como abaixar a luz da sala, colocar uma música ambiente, que tranquilize, se for do desejo da mulher, retirar gentilmente o bebê de dentro do útero, em etapas, com calma, avisando que está nascendo, abaixar os campos cirúrgicos para que a mulher possa ver seu filho nascendo… o bebê pode ser recebido com amorosidade, seco com delicadeza, aninhado no colo enquanto esperamos o cordão parar de pulsar ou até ir direto para o colo da mãe, fazendo contato pele a pele enquanto mãe e filho se olham pela primeira vez e se reconhecem. Com apoio, é possível, inclusive, iniciar a amamentação ainda durante a cirurgia.

Assim são feitas as cesarianas na Luz de Candeeiro: com gentileza!

11. Existe limite no número de partos atendidos?

A Luz de Candeeiro tem como premissa a segurança física e emocional de todas as famílias assistidas por nós no pré-natal, no parto e no pós-parto.

Por isso, o número de gestantes assistidas é limitado a 20 partos por mês, para que possamos sempre manter a segurança e a qualidade, com gentileza e amorosidade ♡

Nossa Casa e nossa equipe estão disponíveis para oferecer assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana. Tanto para o acompanhamento das consultas de pré-natal (em horários agendados durante a semana), quanto para o acompanhamento de partos que podem acontecer a qualquer momento no Centro de Parto Normal ou no hospital, de acordo com o que for mais seguro e de escolha de cada família.

Nós sempre temos uma dupla de enfermeiras obstetras e uma dupla médica de sobreaviso para acompanhar os partos!

Nossa equipe está disponível para atender intercorrências. A partir do momento que a mulher se vincula ao nosso cuidado, ela passa a ter o contato de profissionais e sempre tem com quem contar.

Nós somos obstetras (enfermeiras, médicas e médico) que amamos partejar com segurança e amorosidade!

12. Tem pediatra para avaliar o bebê na Casa de Parto?

O cuidado com a mulher e com o bebê saudáveis na Casa de Parto é prestado pelas enfermeiras obstetras, profissionais que estão aptas tecnicamente e respaldadas legalmente para esse cuidado.

Caso seja identificada alguma alteração, o encaminhamento oportuno para o cuidado médico e/ou hospitalar será realizado.

13. Como é feita a escolha do local de parto e em que momento isso acontece?

A Organização Mundial da Saúde orienta que o parto deve acontecer no local onde a mulher se sinta mais segura, confortável e confiante. Esses sentimentos de segurança e confiança são construídos ao longo do pré-natal na Luz de Candeeiro.

Aqui na Luz, durante o pré-natal, nós compartilhamos com os casais informações para tomada de decisões seguras sobre a gestação, o nascimento de seus bebês e o pós-parto, colocando-os no centro do cuidado.

Então, fique tranquila, marque a sua consulta de pré-natal e, ao longo dessa jornada, você vai escolher o local de parto, que pode ser no hospital ou no Centro de Parto Normal.

 

conheça sua jornada

Na Experiência Luz de Candeeiro

muito mais do que consultas, exames e procedimentos: uma experiência completa e efetiva para a vivência positiva da gestação e do parto.

pré-natal

Aqui começa sua jornada.

Já imaginou ser colocada no centro do cuidado? O pré-natal na Luz de Candeeiro é assim desde o começo. Somos uma empresa genuinamente feminina, cuidamos das mulheres como gostaríamos de ser cuidadas. As consultas são compartilhadas entre a equipe médica e a equipe de enfermeiras obstetras, e a classificação de risco é feita consulta a consulta ao longo do calendário gestacional.

ler...

De acordo com a prática dos países com melhores resultados perinatais, ser acompanhada por uma equipe de profissionais traz segurança para a gestação. Ao longo do pré-natal, a gestante e sua parceria terão oportunidade de conhecer a equipe, adentrar os espaços da Luz de Candeeiro e se sentir em casa na nossa casa. É nesse lugar de empatia, confiança e segurança que a entrega acontece.
Ao longo do pré-natal, acompanhamos exames de rotina, o crescimento do bebê e da família. O pré-natal na Luz é permeado de sensibilidade: aqui tudo é relevante! Ouvir o batimento do coraçãozinho do bebê no ventre é tão importante quanto saber o que se passa no coração da mulher que o carrega, escutando-a com atenção. O pré-natal é um campo aberto para construção de saberes, transformação, fortalecimento, que, quando vivido com presença e profundidade, reflete na vivência do parto e pós-parto.
É prestando atenção a todos esses fatores que construímos juntas o plano de parto, visando sempre a experiência positiva do processo como um todo. O local do parto é definido oportunamente, e, independente de ser na casa de parto ou no hospital, a mulher precisa se sentir respeitada e segura ao longo dessa jornada.
É importante ressaltar que, desde o primeiro mês de gravidez, contamos com o apoio e cuidado psicológico da Ciranda da Luz, roda de conversa que acontece quinzenalmente e é guiada pelas psicólogas e por enfermeiras obstetras da Luz. Na Ciranda, quem está vivenciando a jornada pode ter um espaço de partilha de sentimentos acerca da maternidade, da gestação, seus medos e anseios. É um ambiente para orientações e para se munir de informações valiosas, além de formar uma rede de apoio – tão essencial para esse momento da vida.
As mulheres que fazem o pré-natal na Luz têm acesso gratuito ao nosso curso de gestantes online, com as informações necessárias para uma jornada de gestar e parir com orientações seguras, embasadas nas evidências mais recentes da obstetrícia.

parto

Não é romantismo, é ciência! Parto humanizado traz mais segurança para mulher e bebê.

O parto pode acontecer no Centro de Parto Normal ou no Hospital e essa escolha do local é uma construção que se dá ao longo do pré-natal, quando, a cada encontro, a equipe obstétrica vai acompanhar os critérios de elegibilidade e o desejo da mulher será construído e fortalecido. O Centro de Parto Normal une o melhor de dois mundos: o conforto e o aconchego de uma casa, com a segurança de uma instituição de saúde. Mas essa não é a única opção para quem busca por um parto humanizado.

ler...

É possível viver um parto respeitoso e feliz no hospital, pois a humanização, em essência, acontece na relação, independentemente do local.

O parto hospitalar (vaginal ou, se necessário, a operação cesariana) pode ser uma opção para aquelas mulheres que preferem o hospital por se sentirem mais seguras e/ou para aquelas que precisam, por algum risco gestacional ou doença pré-existente, parir em um ambiente com maior densidade tecnológica. Transportamos para o hospital a filosofia da Luz de Candeeiro.

Independente da escolha do local de parto ou da necessidade da mulher e do bebê, nós sempre proporcionamos uma ambiência segura e acolhedora, pois sabemos que isso facilita a liberação dos hormônios necessários para que um parto e um nascimento fisiológicos e seguros aconteçam.

Nascimento

“Para mudar o mundo, é preciso mudar a forma de nascer.” Michel Odent

Os bebês que nascem na Luz de Candeeiro são recebidos com o mesmo cuidado, respeito e carinho que sua mãe teve durante toda a gestação e no parto! Não realizar procedimentos desnecessários e dolorosos, assim como não separar a mãe do bebê no pós-parto imediato é exercer o respeito. Permitir que aconteça o momento do reconhecimento – do acolhimento, do olho no olho e do pele na pele – confere inúmeros benefícios para a mulher e para o recém-nascido.

ler...

Com a nossa assistência, você e seu bebê vivenciam a Hora de Ouro! É a primeira hora de vida do bebê, quando ele fica no colo da mãe, mantendo o contato pele a pele.

No colo da mãe, o bebê encontra tudo que ele precisa para fazer a transição entre o ambiente uterino e o ambiente externo. A temperatura adequada, as bactérias importantes para desenvolvimento do sistema imunológico, o caminho para o seio materno e a amamentação. Além de segurança, amor e carinho.

O bebê no colo da mãe, além de lindo, é ciência e segurança para o pós-parto imediato.

Na Luz, toda assistência e exames necessários são feitos com o bebê no colo da mãe ou ao seu lado, sempre respeitando esse momento tão importante para a vida que está chegando e para a família.

Pós-parto

Continuamos cuidando de você.

Um dos grandes diferenciais do cuidado da Luz de Candeeiro é a assistência no pós-parto. Tanto no pós-parto imediato (logo após o bebê nascer) quanto nos primeiros dias de vida do bebê.
No pós-parto imediato, você vai viver a Hora Dourada com o apoio da equipe, essa é a primeira hora de vida do bebê. Será realizada a avaliação do recém-nascidos, exame físico completo, medidas e pesagem, ao lado de sua mãe. Nesse momento, também vamos auxiliar com o início da amamentação.
Cerca de 6 horas após um parto fisiológico no CPN, a mulher, em geral, já levantou, tomou banho, se alimentou e está bem fisicamente para voltar para sua casa. Então, recebe alta do Centro de Parto Normal e a continuidade do cuidado acontece em sua casa.

ler...

No primeiro dia após o parto no CPN, uma enfermeira faz a visita domiciliar para avaliar o bem-estar da mulher e do bebê. Vai examiná-los, reforçar orientações sobre os primeiros cuidados, o banho, a troca de fraldas, a amamentação, as vacinas, os exames do recém-nascido e fazer o teste do coraçãozinho. A mulher, recém-mãe, também recebe cuidados, avaliação física e acolhimento. Afinal, ela também recém nasceu!

Para quem teve parto hospitalar, recebe visitas da equipe médica obstétrica durante a internação e o bebê segue aos cuidados da pediatria do hospital.

O próximo encontro com a enfermeira acontece entre 3 e 4 dias de vida do bebê, tanto para quem teve parto no CPN quanto para quem teve no hospital. É quando, geralmente, acontece a descida do leite, momento em que a avaliação e o apoio de uma enfermeira experiente é essencial.

Ajudamos com a amamentação, avaliamos a icterícia do bebê, a perda de peso fisiológica e fazemos outros cuidados que forem necessários.

Estamos disponíveis 24 horas por dia durante os primeiros dias de vida do bebê.

 

11

anos de existência

4

anos de
Casa de Parto

+1000

bebês nasceram
com a Luz

#vempraluz

Grandes amores começam aqui

Luis Renato

“Equipe maravilhosa, amorosa e respeitosa.
Fizemos o pré-natal que foi muito bem conduzido e o trabalho de parto foi o mais respeitoso possível com a mãe e nossa filha. (…) A equipe permitiu que o protagonismo fosse da mãe, mas sem deixar desassistida. Foi um parto normal e humanizado incrível. Recomendo para todos que buscam uma via de parto segura, amorosa e informada, assim como um bom pré-natal.”

Thiago Costa

“Minha esposa, meus dois filhos e eu fomos acolhidos duas vezes pela maravilhosa equipe da Luz! Nossa gratidão por essa equipe é imensa! Acolheram a minha família durante toda a gestação, parto e puerpério com um carinho e atenção que nos fazem ter uma lembrança muito especial por tudo!”

Viva a Experiência Luz de Candeeiro

Receba nossa Carta de Serviços com todos os detalhes dessa jornada:

Perguntas
Frequentes

1. Onde fica o Centro de Parto e Luz de Candeeiro?

Ficamos no Centro Clínico Advance I (915 sul, Brasília). Um lugar pensado para serviços de saúde, perto dos hospitais de referência e que já conta com recursos de segurança, rota de ambulância, corredores largos e elevadores apropriados ao transporte de macas.

2. A Luz atende partos hospitalares?

“Eu quero que o meu bebê nasça no hospital. Pode ser com a equipe da Luz de Candeeiro?”

Sim! Nós prestamos assistência ao parto tanto no Centro de Parto, quanto nos grandes hospitais de Brasília. A nossa equipe é comprometida em oferecer uma assistência humanizada e que respeite as necessidades e as escolhas da mulher. O parto hospitalar é uma opção para aquelas mulheres que preferem o hospital por se sentirem mais seguras e/ou para aquelas que precisam, por algum risco gestacional ou doença pré-existente, parir em um ambiente com maior densidade tecnológica. Transportamos para o hospital a filosofia da Luz de Candeeiro.

3. Como é a estrutura do Centro de Parto Normal?

Nossa Casa de Parto (como carinhosamente chamamos o Centro de Parto Normal) conta com duas suítes de parto (climatizadas e equipadas com banheira, bola, banqueta de parto, espaldar, amplos banheiros, cama de casal, frigobar e ambiência acolhedora), além de dois consultórios, recepção, posto de enfermagem, sala de administração e uma copa para convivência, boas conversas e onde preparamos com carinho a alimentação que atende a mulher e sua parceria no parto e no pós-parto.

Nossa casa é cheia de detalhes que merecem atenção. Tudo por aqui foi planejado dentro dos parâmetros que proporcionam segurança e conforto para as mulheres e bebês que passaram e passarão pela Luz de Candeeiro. Vamos listar alguns desses detalhes para você 🤗:

💜 Isolamento Acústico: Para proporcionar mais conforto e liberdade para mulher que está parindo, nossas suítes contam com isolamento acústico. Nenhum ruído ou conversa serão ouvidos por quem estiver fora do quarto e a mulher também não vai escutar o que está acontecendo lá fora no mundo.

💜 Cama de casal: O parto é um evento familiar. Por isso, nossos quartos têm uma cama grande e aconchegante, uma mesinha de cabeceira, luminária e tudo mais que lembra o nosso quarto de dormir, de se recolher, onde a intimidade e a privacidade fazem morada. Nesse quarto, entra quem a mulher permite, sua parceria ou quem mais estiver ali para dar apoio e suporte.

💜 Banheiro espaçoso e banheira confortável: A água quente é um recurso não farmacológico para amenizar a sensação de dor no parto. Nosso banheiro e nossa banheira são espaçosos e confortáveis para que a mulher possa passar o tempo que for necessário lá dentro e ainda poder ser acompanhada.

💜 Copa: Nosso Centro de Parto tem uma copa com refeições disponíveis para manter a mulher que está parindo verdadeiramente amparada. Há trabalhos de parto mais demorados que demandam esta atenção. Além disso, a cozinha pode ser usada para preparar a refeição do pós-parto da puérpera e de quem a estiver acompanhando.

💜 Proximidade com os hospitais: A Luz de Candeeiro é uma instituição de saúde que atende a todas as normas dos órgãos competentes para Centros de Parto Normal. Algumas das normas são: estar a no máximo 20 minutos do hospital de referência e ter estrutura que permita o atendimento de emergências como corredores, portas e elevadores para passagem de macas e rota de ambulância.

Aqui na Luz tem tudo isso 💕

4. Quem pode ter parto extra-hospitalar?

Mulheres com gestação de risco habitual (sem doenças prévias ou gestacionais descompensadas, com bom desenvolvimento do bebê, com exames e avaliações clínicas normais), que estão sendo acompanhadas pela Luz de Candeeiro no pré-natal.

5. Parto fora do hospital é seguro?

Quando a mulher deseja e tem gestação de risco habitual, o parto pode, sim, acontecer fora do hospital e com segurança!!

A Luz de Candeeiro tem um Centro de Parto Normal em Brasília-DF, onde proporcionamos experiências de parto repletas de acolhimento, respeito e segurança.

Aqui a segurança do parto fora do hospital está pautada em um tripé:

🌸 Classificação de risco eficiente no pré-natal;

🌸 Reconhecimento precoce de intercorrências;

🌸 Encaminhamento oportuno.

Vamos te explicar como esse tripé acontece na prática:

A avaliação de risco gestacional é feita continuamente, a cada encontro com profissional: em toda consulta pré-natal e continuamente durante o trabalho de parto, por meio da escuta qualificada dos relatos e queixas da mulher, da avaliação clínica-obstétrica da mulher e do bebê e do resultado de seus exames, entre outros recursos. Assim, é possível identificar desvios da normalidade que necessitem de um cuidado de maior complexidade (médico, hospitalar) e fazer o encaminhamento em tempo oportuno.

É fundamental que exista um planejamento de como serão manejadas possíveis intercorrências e como se dará a continuidade do cuidado médico e em ambiente hospitalar quando necessário. Alterações da normalidade podem surgir tanto na gestação e no parto, como em qualquer outra fase da vida, e precisamos estar preparadas para lidar com isso.

Todas as vezes em que uma mulher é admitida em trabalho de parto no Centro de Parto Normal, nós ativamos as nossas redes de referência: a equipe médica de obstetras da Luz fica de sobreaviso por telefone, a ambulância e o hospital de referência são avisados e também já se preparam para, caso sejam acionados, prestem o atendimento e respondam prontamente ao chamado. Após o parto, a dequitação da placenta e a avaliação do bebê, retiramos todos do sobreaviso e isso é o que acontece na maior parte das vezes.

Quando precisamos transferir uma mulher ou um bebê para o cuidado hospitalar, toda essa rede é acionada para trazer segurança e agilidade para o processo. No hospital, a mulher é recebida pela equipe médica obstétrica da Luz e o bebê, pela equipe de pediatria do hospital para dar continuidade à assistência.

Isso é o que possibilita que os partos e os nascimentos na Luz de Candeeiro aconteçam com segurança e conforto, contribuindo para os ótimos resultados que temos tido no Centro de Parto Normal.

Além disso, é importante saber que estudos científicos importantes concluem: mulheres e bebês saudáveis podem ser cuidados por enfermeiras obstétricas, num centro de parto normal, com elevadas taxas de segurança e satisfação.

6. Atende plano de saúde?

Não atendemos plano de saúde, mas parir na Luz de Candeeiro é muito mais possível do que muitas pessoas imaginam. Uma das razões para isso é que SIM, é possível receber o reembolso de até 100% do plano de saúde para partos realizados no Centro de Parto Normal. Algumas pessoas já conseguiram!!

Com mais de 2 anos de existência do Centro de Parto Normal, nós e as famílias que passaram pela Luz, encontramos caminhos que tornam possível esse reembolso.

Entre em contato conosco, vamos te mostrar o passo a passo!

7. Qual é o diferencial de ser atendida por uma equipe?

Sempre falamos que, de tudo que a Luz de Candeeiro oferece, o melhor é o cuidado em equipe. (Ok, as suítes de parto são lindas também 😜)

Mas, o que significa ser cuidada por uma equipe?

Cada mulher fazendo pré-natal na Luz tem um/a médico/a e uma enfermeira de referência, que acompanha toda sua trajetória até o pós-parto.

Além disso, ao longo da gestação, ela tem oportunidade de conhecer mais profissionais da equipe, ampliando e fortalecendo seu vínculo com a Luz de Candeeiro como um todo.

Como a equipe se reúne semanalmente para apresentar e discutir os casos das mulheres atendidas na semana anterior, na medida em que vão se passando as consultas, essa gestante percebe claramente que ela é conhecida por cada profissional, que toda a equipe conversa e cuida dela de forma coesa e alinhada.

Isso traz tanto conforto e tanta segurança!

Caso essa gestante apresente alguma intercorrência, ela receberá olhares de várias pessoas, que refletirão em conjunto e com base em evidências científicas sobre qual a melhor condução para seu caso.

Tem outras vantagens também. Ao se vincular à equipe, ela pode ter certeza absoluta de que sua assistência ao pré-natal e ao parto ocorrerá de forma segura, respeitosa, humanizada e atualizada mesmo se, por exemplo:

– for feriado, carnaval, natal ou ano novo;

– se alguém da equipe tiver algum problema de saúde ou se acidentar;

– se ocorrerem partos simultâneos ou seguidos e parte da equipe estiver ocupada partejando ou descansando de uma assistência.

Como a equipe se organiza em escalas de trabalho para o pré-natal e para atender os partos, garantir isso é perfeitamente possível.

Assim, a preocupação com “quem” estará no parto desocupa a mente dessa mulher, isso não é mais uma questão. E, então, ela pode tomar a consciência de que é a protagonista do processo e se concentrar no que realmente importa: nela mesma e no seu bebê.

A capacidade e a competência de uma mulher para dar à luz e parir residem exclusivamente nela, não em profissionais ou em determinados lugares. Nós conseguimos garantir um contexto de cuidado que favorece que essa capacidade e essa competência possam se expressar em sua totalidade, independentemente de fatores externos.

E assim deveria ser em todo canto, para todas as mulheres. Aliás, um dia, será assim: todas e cada uma das mulheres do planeta saberão que, ao procurar uma instituição ou profissionais para receber cuidado durante a gestação ou no parto, serão acolhidas, bem tratadas e reverenciadas como merecem.

Faz sentido pra você ter uma equipe ao invés de um único profissional?

8. Para parir na Luz, eu preciso fazer o pré-natal com a equipe?

Sim! Nós acompanhamos partos somente de mulheres que passaram pela jornada da Luz no pré-natal. Por isso, quanto antes você chegar, melhor será sua experiência de gestar, parir e maternar!

9. Tenho uma cesariana prévia, posso parir no Centro de Parto normal?

Sim, é possível vivenciar um parto normal no Centro de Parto se você teve uma cesariana prévia!!

 

Parto vaginal após cesariana (PVAC ou VBAC, sigla em inglês) é possível e provável quando damos oportunidade para que aconteça. Estudos mostram que as chances de sucesso de um parto após cesariana variam entre 75% e 90%, muito semelhante a uma mulher que não passou pela cirurgia.

Se você teve uma cesárea prévia e sonha em vivenciar o parto vaginal em um ambiente seguro e acolhedor, nós te convidamos a vir conhecer a Luz de Candeeiro!

Baixe a ajuda decisional

10. E se for necessário uma cesariana, a Luz de Candeeiro faz?

Com certeza a Luz faz cesarianas gentis e seguras, em ambiente hospitalar!

Tem pessoas que perguntam ” Cesariana só em último caso?” Nós respondemos que NÃO, cesariana SE for o caso, quando for necessário.

“Em último caso” dá uma impressão de que passou do ponto, né? De que foi além do limite.

Essa é uma lenda que habita no mundo do parto chamado de humanizado: a ideia de que, em algum tipo de contexto, o parto normal foi “forçado”, ou de que se desejava o parto normal “a qualquer custo”.

E o que acontece realmente é que nossa equipe está sempre prestando um cuidado atento para identificar fatores que indicam que é necessária a via cirúrgica para o nascimento e não há hesitação em se indicar e realizar uma cesariana necessária. Ao contrário, há alegria e alívio por podermos contar com esse recurso já tão avançado tecnicamente nos dias de hoje.

Nossa taxa de cesariana dos últimos meses na Luz está em 13,9%. Mas já esteve maior e menor que isso e levamos em consideração a Declaração da OMS sobre taxa de cesáreas: “Os esforços devem se concentrar em garantir que cesáreas sejam feitas nos casos em que são necessárias, em vez de buscar atingir uma taxa específica de cesáreas.”¹

Há mulheres e bebês que vão precisar trilhar o caminho da cirurgia para se conhecerem.

O que temos aprendido é que, mesmo depois de tantos anos de estudo, há momentos em que nos rendemos aos mistérios da Vida. Nem sempre teremos todos os porquês.

E que, respeitados tempos necessários de processamento das experiências, muita honra e reverência pode ser dada a uma cicatriz que representa o portal por onde ocorreu a travessia daquela mulher tornando-se mãe e daquele bebê estreando do lado de cá.

Mas como são as cesarianas na Luz de Candeeiro? Gentis 🌷

Intervenções como abaixar a luz da sala, colocar uma música ambiente, que tranquilize, se for do desejo da mulher, retirar gentilmente o bebê de dentro do útero, em etapas, com calma, avisando que está nascendo, abaixar os campos cirúrgicos para que a mulher possa ver seu filho nascendo… o bebê pode ser recebido com amorosidade, seco com delicadeza, aninhado no colo enquanto esperamos o cordão parar de pulsar ou até ir direto para o colo da mãe, fazendo contato pele a pele enquanto mãe e filho se olham pela primeira vez e se reconhecem. Com apoio, é possível, inclusive, iniciar a amamentação ainda durante a cirurgia.

Assim são feitas as cesarianas na Luz de Candeeiro: com gentileza!

11. Existe limite no número de partos atendidos?

A Luz de Candeeiro tem como premissa a segurança física e emocional de todas as famílias assistidas por nós no pré-natal, no parto e no pós-parto.

Por isso, o número de gestantes assistidas é limitado a 20 partos por mês, para que possamos sempre manter a segurança e a qualidade, com gentileza e amorosidade ♡

Nossa Casa e nossa equipe estão disponíveis para oferecer assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana. Tanto para o acompanhamento das consultas de pré-natal (em horários agendados durante a semana), quanto para o acompanhamento de partos que podem acontecer a qualquer momento no Centro de Parto Normal ou no hospital, de acordo com o que for mais seguro e de escolha de cada família.

Nós sempre temos uma dupla de enfermeiras obstetras e uma dupla médica de sobreaviso para acompanhar os partos!

Nossa equipe está disponível para atender intercorrências. A partir do momento que a mulher se vincula ao nosso cuidado, ela passa a ter o contato de profissionais e sempre tem com quem contar.

Nós somos obstetras (enfermeiras, médicas e médico) que amamos partejar com segurança e amorosidade!

12. Tem pediatra para avaliar o bebê na Casa de Parto?

O cuidado com a mulher e com o bebê saudáveis na Casa de Parto é prestado pelas enfermeiras obstetras, profissionais que estão aptas tecnicamente e respaldadas legalmente para esse cuidado.

Caso seja identificada alguma alteração, o encaminhamento oportuno para o cuidado médico e/ou hospitalar será realizado.

13. Como é feita a escolha do local de parto e em que momento isso acontece?

A Organização Mundial da Saúde orienta que o parto deve acontecer no local onde a mulher se sinta mais segura, confortável e confiante. Esses sentimentos de segurança e confiança são construídos ao longo do pré-natal na Luz de Candeeiro.

Aqui na Luz, durante o pré-natal, nós compartilhamos com os casais informações para tomada de decisões seguras sobre a gestação, o nascimento de seus bebês e o pós-parto, colocando-os no centro do cuidado.

Então, fique tranquila, marque a sua consulta de pré-natal e, ao longo dessa jornada, você vai escolher o local de parto, que pode ser no hospital ou no Centro de Parto Normal.