Pré-natal com enfermeiras obstetras
Uma pesquisa realizada pela Nascer no Brasil e coordenada pela Fiocruz em 2014 demonstrou que quase 70% das brasileiras desejam um parto normal no início da gravidez. Entretanto, poucas foram apoiadas em sua preferência pelo parto normal: nos serviços privados, esse valor foi de apenas 15% para aquelas que estavam em sua primeira gestação.
Um pré-natal de qualidade é o principal caminho para um bom parto, e há certamente uma influência do pré-natal na decisão das mulheres pela via de parto. Na Luz de Candeeiro, oferecemos uma equipe multidisciplinar para o pré-natal, na qual as enfermeiras desempenham um papel fundamental.
Qual objetivo do pré-natal?
O objetivo do pré-natal é assegurar uma gestação saudável e um parto seguro, considerando aspectos psicossociais e educativos. O acompanhamento pré-natal é crucial para a prevenção e detecção precoce de patologias maternas e fetais, garantindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos para a gestante. A troca de experiências entre mulheres e profissionais de saúde é uma maneira eficaz de promover a compreensão do processo gestacional, já que a gestante vivencia diferentes sentimentos. Por isso, o estabelecimento de uma relação de confiança com a enfermagem é imprescindível para o processo de ganhar autonomia e se sentir segura.
Por que um pré-natal com enfermeiras obstetras?
A(o) enfermeira(o) obstetra ou obstetriz é um profissional habilitado a acompanhar a mulher durante toda a jornada da maternidade, desde o pré-natal até o pós-parto, criando uma conexão contínua e profunda. Sua formação acadêmica é voltada para a assistência ao pré-natal de baixo risco. Além disso, essa função é respaldada em lei (Lei do exercício profissional 7499/86, Decreto 94.406.187 e portaria 1721/MEC de 15/12/1994), que confere ao enfermeiro a habilitação necessária para exercer essa função.
A promoção de autonomia da mulher
A atuação da enfermagem obstétrica vai além dos aspectos técnicos. Através de sua formação, voltada para o cuidado integral, a(o) enfermeira(o) obstetra pode conduzir a gestante a empoderar-se de si mesma, tornando-se a protagonista de sua gestação. Isso se reflete na promoção de autonomia, pois a(o) enfermeira(o) realiza uma escuta sensível e oferece um cuidado centrado na gestante, respeitando suas escolhas e necessidades individuais.
Uma assistência de qualidade não depende exclusivamente de procedimentos técnicos complexos. A verdadeira qualidade do cuidado está na construção de um relacionamento de confiança entre o profissional e a gestante. Nesse contexto, a enfermagem utiliza tecnologias leves, ações educativas, solicitações de exames de rotina e orientações de tratamentos para garantir que a mulher se sinta segura e informada. Esse cuidado não só promove a autonomia, mas também assegura que seus direitos sejam respeitados.
A participação ativa da mulher nas decisões sobre seu parto e gravidez é incentivada. A enfermagem obstétrica promove a gravidez e o parto como processos naturais e saudáveis, com o objetivo de apoiar e respeitar a individualidade de cada mulher. A profissão de enfermagem é dedicada a cuidar e apoiar, sempre buscando oferecer os cuidados mais adequados e humanizados.
Equipe multidisciplinar
É fundamental entender que o trabalho da enfermagem não pode acontecer isoladamente. Deve haver uma colaboração constante entre todos os profissionais envolvidos no cuidado, como médicas(os) obstetras, enfermeiras obstétricas e obstetrizes. No Brasil, o modelo de cuidado ainda é predominantemente centrado no médico, mas isso precisa mudar para um modelo onde a mulher seja a protagonista do cuidado.
Na Luz de Candeeiro, contamos com enfermeiras obstetras no acompanhamento pré-natal, atuando em conjunto com a equipe médica. Nossa equipe se reúne semanalmente para discutir todos os casos das mulheres atendidas, garantindo uma abordagem integrada e personalizada.
Nossa assistência ao pré-natal é baseada em práticas e procedimentos reconhecidamente benéficos durante esse período. Nosso objetivo é oferecer um cuidado centrado na mulher. As enfermeiras da Luz, com sua formação acadêmica e experiência, têm muito conhecimento para aplicar e implementar essa abordagem centrada na pessoa, valorizando a interação e o cuidado personalizado.
Nascer no Brasil: pesquisa revela número excessivo de cesarianas
REIS, Rachel; DOBBINS Chennyfer.
O PAPEL DO ENFERMEIRO NO ACOMPANHAMENTO DE PRÉ NATAL DE BAIXO RISCO UTILIZANDO A ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA – GESTANTE. ORCID