Sexo na gravidez

por | jan 2, 2023 | Gestação

Vamos falar sobre sexo na gravidez?

Este é um tema que desperta bastante curiosidade, ainda que seja muito pouco falado. Por isso, hoje vamos conversar um pouquinho sobre ele.

Existe um tabu muito grande em relação ao sexo na gravidez. Isso ocorre porque, geralmente, a mulher gestante é vista pela sociedade como uma “mãe”, ou uma “santa”, distanciada de sua sexualidade. Além disso, o pensamento de que a prática sexual pode machucar o bebê ou gerar algum problema para a gestação ainda é bastante difundido. E tais crenças podem acabar diminuindo o interesse tanto da mulher quanto desua parceria. 

Mas será que toda essa preocupação tem fundamento? É o que vamos ver a seguir! 

Afinal, pode ou não pode sexo na gestação?

A boa notícia é que o sexo na gravidez, de maneira geral, não tem nenhuma contraindicação e é, inclusive, recomendado! Não há risco de machucar o bebê durante a relação sexual, pois toda a anatomia do útero e a forma como a gestação se desenvolve não permitem que isso aconteça. 

A contraindicação surge em situações especiais como: em caso de sangramento vaginal, cólicas ou placenta prévia total ou quando há risco de trabalho de parto prematuro (antes dos 9 meses completos). Se você não está passando por nada disso, fique tranquila e aproveite! É comum que as relações sexuais fiquem mais prazerosas durante a gestação, pois muitas sensibilidades ficam afloradas, inclusive na região genital. E lembre-se de contar com a equipe de profissionais que está cuidando de você para tirar todas as suas dúvidas. 

O acompanhamento humanizado da gestação e do parto é uma ótima  oportunidade de cuidado da saúde da mulher e de sua parceria, do bebê e da família. Portanto, caso você ou sua parceria queiram buscar auxílio para melhor se adaptarem à nova fase, não tenham receio de procurar atendimento com profissionais especializados. Enfrentar esses questionamentos é algo comum, ainda que pouco conversado.

E o que acontece de fato durante a gravidez: a libido aumenta ou diminui?

As flutuações hormonais da gestação podem gerar uma queda na libido da gestante, uma vez que a ovulação não está mais ocorrendo. Além disso, as mudanças vivenciadas nessa nova fase podem provocar um momento mais introspectivo na mulher. Então, se você não estiver muito interessada nisso, não se preocupe!

Por outro lado, durante a gestação, as alterações nos órgãos sexuais da mulher permitem uma maior sensibilidade na região e é comum ouvir relatos de gestantes que experimentaram prazeres nunca antes sentidos nas relações sexuais.

E também existem mulheres que durante a gestação se sentem extremamente felizes e cheias de vida, e a libido tem tudo a ver com isso também! 

Por isso, não existe regra. É normal sentir vontade de ter relação na gravidez e também é normal não sentir vontade de ter relação na gravidez. Cada mulher é única, e o mais importante é que você se sinta segura e confortável para viver a sua gestação da forma que desejar. 

Quais posições são recomendadas e quais não são?

É normal que, com o passar dos meses, algumas posições sexuais parem de ser confortáveis.

E após a gestação? Como funciona?

Já parou para pensar que não faz sentido para a natureza fazer algo que seja prejudicial a si mesma?

Aqui temos mais um grande mito sobre sexo e gestação. Existe uma crença de que o parto normal causa algum tipo de dano à vagina e que dificulta  o sexo prazeroso.

O relaxamento do assoalho pélvico pode ou não ser decorrente do parto. Como qualquer outra musculatura, ela pode vir a ter rigidez ou flacidez a depender do contexto de cada mulher. Mas a verdade é que essa é uma crença centrada no prazer masculino, que reduz o sexo à penetração. 

Aqui na Luz de Candeeiro, acreditamos e defendemos que o parto não só faz parte como é a plena manifestação da sexualidade feminina. Um parto amoroso e respeitoso é, inclusive, um fator muito importante para que a vida sexual pós-parto seja para lá de prazerosa!

Conosco, você conta com uma experiência única e de muito acolhimento para gestar, parir e maternar com todo o afeto necessário a essa etapa da vida.

Entre em contato conosco, será um prazer acolhê-la!

WhatsApp

Eu gostaria de conhecer a luz!

(61) 9557-0866