Exames na gestação

por | jan 2, 2023 | Gestação

O pré-natal bem feito é o grande pilar para uma gestação saudável. Ele deve ser iniciado assim que há a descoberta da gravidez, para que todas as fases da gestação sejam bem acompanhadas. Além dos exames e consultas, é importante também que a mulher gestante conte com  profissionais que ofereçam acolhimento, escuta qualificada e respeito ao seu protagonismo e à sua autonomia. Isso é necessário para que sua gravidez seja segura não só do ponto de vista físico, mas também sócio-emocional. Aqui na Luz, você conta com um acompanhamento atencioso, seguro e integral.

Acabei de descobrir que estou grávida, e agora?

Primeiro, acalme-se, sinta seu coração e seu corpo! Depois, marque uma consulta pré-natal. 

Escolha uma equipe que vá andar de mãos dadas com você ao longo de todo o processo, provendo informações seguras e de qualidade, baseadas no que os estudos científicos mais recentes da obstetrícia recomendam. 

Escolha uma equipe que toma as decisões sobre seu corpo de forma compartilhada com você e que respeita suas decisões. 

Essa é a filosofia da Luz de Candeeiro! Venha nos conhecer. É só clicar aqui. 

Para nós, vai ser uma alegria te apresentar nosso modelo de assistência à gestação, ao parto e ao nascimento.

Quais exames devem ser feitos?

No primeiro trimestre, é importante realizar os seguintes exames pré-natais:

Entre 7 e 10 semanas de gestação

– Ultrassom inicial: Para confirmar a data da gestação, sua localização e se é única ou gemelar. 

– Rotina de sangue e urina: Para avaliar a saúde da mulher e rastrear condições de risco tratáveis. 

– NIPT: A partir da coleta de sangue da mulher, é possível avaliar o risco do feto ter algumas síndromes como a Síndrome de Down, e saber o sexo, caso desejável. É um exame indicado em algumas situações especiais e por ser realizado a partir da 10ª semana. 

Além disso, caso a gestante deseje, a partir da 8ª semana já é possível realizar o teste de sexagem fetal e descobrir se está esperando um menino ou uma menina.

Entre 11 e 14 semanas:

– Ultrassom morfológico de 1º trimestre com Doppler de artérias uterinas: A partir desse exame de imagem, é possível avaliar a saúde do feto, o seu desenvolvimento e se há probabilidade de que tenha alguma síndrome (como Down).  A partir do Doppler das artérias uterinas, avalia-se o risco da mulher desenvolver pré-eclâmpsia e do feto não crescer adequadamente ao longo da gestação.

Entre 15 e 22 semanas: 

Caso a gestante opte, a patir de 16 senanas é possível realizar o ultrassom para saber o sexo do bebê. O exame com essa finalidade é opcional, de acordo com a vontade da gestante, pois não têm indicação obstétrica.

 Em torno da 22ª semana, é realizado o ultrassom morfológico de 2º trimestre com Doppler de artérias uterinas:  nesse exame, é feita uma importante avaliação da anatomia do bebê, da localização e da função placenta, e uma nova avaliação dos riscos de pré-eclâmpsia e restrição de crescimento

Entre 24 e 30 semanas:

– Rotina de sangue e urina: entre 24 e 28 semanas, incluindo, neste momento, a curva glicêmica para rastreamento de Diabetes Gestacional

– Ecocardiograma fetal: Caso haja demanda para avaliar mais de perto a saúde do bebê.

Entre 32 e 35 semanas de gestação é realizada a última rotina de sangue e urina e ultrassom obstétrico com Doppler.

Essa é a rotina adotada pela Equipe da Luz para mulheres e bebês saudáveis. Essa programação pode ser adaptada de acordo com as necessidades que cada caso apresenta.

Para garantir a sua saúde e a de seu bebê, em toda consulta na Luz de Candeeiro você será avaliada, examinada e, na suspeita de que pode haver alguma alteração, serão solicitados mais exames.

É importante ressaltar que gestações de risco habitual não se beneficiam da realização de exames de ultrassom seriados e frequentes. Mas, em algumas situações de risco adicional, como quadros de hipertensão ou diabetes, essa rotina é modificada conforme as necessidades individuais.

Pré-natal odontológico

Além disso, é recomendação do Ministério da Saúde que toda gestante faça pelo menos uma consulta odontológica durante o pré-natal, para prevenção e tratamento de doenças dentais e gengivais. Infecções bucais, por exemplo, podem desencadear trabalho de parto prematuro.

A  prevenção, o diagnóstico e o tratamento das condições bucais não devem ser adiados por causa da gravidez. 

Radiografias dentárias (com proteção do abdômen e da tireoide) e procedimentos como anestesia local, extração dentária, canal radicular, restauração de cárie não tratada, uso de fio dental e raspagem/alisamento de placa/biofilme não são prejudiciais ao feto.

É ainda uma excelente oportunidade de obter informações sobre a amamentação e os cuidados de saúde bucal com seu bebê!

Consulta pré-natal pediátrica 

No 3° trimestre,  geralmente entre entre 34 e 36 semanas, recomendamos que você faça a consulta pediátrica pré-natal. Nela você encontrará um/a profissional que estará congruente com seus desejos e expectativas, criando vínculo e referência desde o pré-natal.

Além disso, poderá esclarecer dúvidas sobre tipos de teste do pezinho, teste da bochechinha, teste de SCID, receber orientações sobre primeiros cuidados, primeiras vacinas, e ter encaminhamentos para testes complementares como: olhinho, orelhinha, linguinha.

Essa consulta facilita muito a vida após o nascimento do bebê!

Conte com a nossa equipe para que você e seu bebê tenham todo o acolhimento que merecem.

Clique aqui e fale com a nossa equipe.

WhatsApp

Eu gostaria de conhecer a luz!

(61) 9557-0866