Centro de Parto Normal
Luz de Candeeiro

aqui na Luz você tem

O Melhor De Dois Mundos:

a segurança de uma instituição de saúde pautada na ciência e o conforto e o aconchego de uma casa!

Estudos científicos importantes concluem: mulheres e bebês saudáveis podem receber cuidados de enfermeiras obstetras e obstetrizes, num centro de parto normal, com elevadas taxas de segurança e satisfação.

Conheça nosso Centro de Parto Normal por dentro

Detalhes da Casa de Parto

O Centro de Parto Normal é cheio de detalhes que merecem atenção. Tudo por aqui foi planejado dentro dos parâmetros que proporcionam segurança e conforto para as mulheres e bebês:

Isolamento Acústico:

Para proporcionar mais conforto e liberdade para a mulher que está parindo, nossas suítes contam com isolamento acústico. Nenhum ruído ou conversa serão ouvidos por quem estiver fora do quarto e a mulher também não vai escutar o que está acontecendo lá fora.

banheiro com espaço

A água quente é um recurso não farmacológico para amenizar a sensação de dor no parto. Por isso, o chuveiro do banheiro da Luz é muito usado pelas mulheres em trabalho de parto. Nosso banheiro é espaçoso e confortável para que a mulher possa passar o tempo que for necessário lá dentro, com acompanhante de sua escolha e com a equipe sempre que necessário.

Cama de casal

O parto é um evento da intimidade familiar. Por isso, nossos quartos têm cama de casal, para a mulher e sua parceria desfrutarem de conforto e proximidade, para o bebê nascer em um ambiente similar ao de seu lar. É bem diferente de um ambiente com maca estreita e holofotes, não é?

Cozinha

Nosso Centro de Parto tem uma cozinha equipada para preparar refeições e manter a mulher que está parindo verdadeiramente amparada. Há trabalhos de parto cujo tempo de evolução demandam esta atenção. Além disso, a cozinha é usada para preparar a refeição do pós-parto da puérpera e de quem a estiver acompanhando.

proximidade com hospitais

A Luz de Candeeiro é uma instituição de saúde que atende a todas as normas dos órgãos competentes para Centros de Parto Normal. Além de estar próxima de hospitais, tem estrutura que permite o atendimento de emergências como corredores largos e elevadores para passagem de macas, e rota de ambulância.

Banheira de parto

A banheira da casa de parto foi cuidadosamente escolhida! É grande e profunda o suficiente para proporcionar sensação de leveza, aumentar a mobilidade da mulher durante as contrações e descanso e recuperação nos intervalos entre elas. A imersão com água morna a 37º graus proporciona relaxamento muscular profundo, o que diminui a percepção dolorosa das contrações. Esse efeito analgésico e relaxante da água favorece a dilatação do colo na fase ativa, podendo inclusive abreviar o tempo do trabalho de parto. Para o bebê, o nascimento na água representa uma transição suave para a vida extra-uterina

Segurança

A segurança do parto fora do hospital está pautada em um tripé:

Classificação de risco eficiente no pré-natal

A cada consulta pré-natal, por meio da escuta qualificada dos relatos da mulher, realização de exame físico e solicitação e análise de exames complementares (se necessário), é feita a classificação de risco. Caso surjam alterações, elas serão manejadas adequadamente e, se preciso, será indicado que o parto deverá ocorrer em ambiente hospitalar por questões de segurança.

Reconhecimento precoce de intercorrências

Durante o trabalho de parto, essa classificação de risco é contínua e se dá por meio da avaliação da parturiente e do feto. A parturiente tem seus desejos ouvidos, suas necessidades atendidas, seus sinais vitais aferidos; o ritmo de contrações uterinas e a dilatação do colo do útero são avaliados. 

ler...

Também se observam: o estado emocional da mulher, a ocorrência de perdas vaginais e seu aspecto (por exemplo: muco cervical, sangue, líquido amniótico claro ou meconial), além de outros sinais da evolução do trabalho de parto, como as vocalizações da mulher e mudanças visíveis nas estruturas da bacia, por exemplo. Os batimentos cardíacos fetais são periodicamente auscultados, conforme protocolos científicos, e são o principal fio condutor do trabalho de parto, pois, quando estão dentro da faixa de normalidade, indicam que o bebê tem condições de seguir com a travessia para o lado de cá por meio do parto normal. Além disso, a progressão da descida do bebê no canal de parto e sua posição também são avaliados.
E é prestando atenção a todos esses fatores que as enfermeiras obstetras reconhecem, oportunamente, o momento ou a necessidade de mudar os planos e transferir o cuidado para o hospital para que parto e nascimento ocorram de forma positiva e segura.

Encaminhamento oportuno

É fundamental que exista um “Plano B”, ou seja, um planejamento de como serão manejadas possíveis intercorrências e como se dará a continuidade do cuidado médico e em ambiente hospitalar quando necessário. (…)

ler...

Alterações da normalidade podem surgir tanto na gestação quanto no parto, como em qualquer outra fase da vida, e precisamos estar preparadas para lidar com isso. É por isso que temos nossa equipe médica obstétrica, a maternidade de referência e o transporte de emergência sempre de sobreaviso para as mulheres em trabalho de parto no Centro de Parto Normal. Assim, se surge a necessidade de mudança do local de parto, já está traçada a estratégia para continuidade do cuidado.

#vempraluz

Mais de 465 bebês nasceram aqui

Marina Nobre

“Queridas, já passou uma semana desde a chegada da Gabi e eu não paro de pensar sobre o parto e a felicidade que foi recebê-la na Luz. (…) o parto e pós parto imediato com certeza foram ainda melhores do que eu poderia imaginar. (…) A sensação, inclusive, é como se aí fosse uma extensão da nossa casa também, onde pude me entregar sem medo, além de descansar meu corpo logo após parir (…)”

Bárbara Lorga

“Espaço onde você se sente acolhida em todos os momentos (…) desde o nosso primeiro contato, nossa primeira consulta o tratamento e o cuidado tinha sido o mesmo por toda a equipe que conhecemos ao longo da jornada! Isso fez toda a diferença na nossa experiência e principalmente no dia da chegada do meu bebê, tanto por telefone, quanto lá pessoalmente (…) Muito obrigada por tudo viu pessoal! Vocês realmente transformaram esse espaço lindo em uma casa!”

Venha nos visitar!

Ficamos na Asa Sul, em Brasília, em um grande centro clínico com estrutura que garante a segurança necessária para partos normais.

Aqui, nós temos duas suítes de parto que foram construídas, em cada detalhe, para proporcionar uma boa experiência de parto, pois cientificamente sabemos que segurança, confiança e um ambiente acolhedor facilitam a liberação dos hormônios necessários para que um parto e um nascimento fisiológicos e seguros aconteçam.

Se você tem o desejo de ter um parto normal humanizado e quer viver esse momento com segurança, respeito e gentileza, nós te convidamos para conhecer a Luz de Candeeiro!

Entre em contato para agendar uma visita