Apojadura: o que é e como lidar com esse momento?

por | abr 9, 2024 | Sem categoria

Aqui está mais uma coisa para a qual você talvez não estivesse totalmente preparada após o parto: a apojadura! Nesse momento, é comum os seios aumentarem de tamanho, ficarem pesados e duros, sensíveis ao toque e parecerem prestes a explodir.

O que está acontecendo com o seu corpo?

Você provavelmente está enfrentando ingurgitamento mamário. Embora muitas mulheres que amamentam tenham seios ingurgitados, se não forem tratados, podem causar problemas como mamilos rachados, dutos de leite entupidos e mastite.

Continue lendo para saber como manejar essa situação para encontrar alívio nesse momento tão delicado do pós-parto.

A apojadura (ou descida de leite) é o processo de aumento de produção de leite materno que geralmente começa entre o 2º e o 5º dia após o nascimento do bebê. Nela é comum ocorrer o ingurgitamento mamário, quando seus seios se enchem demais de leite e, como resultado, ficam inchados, endurecidos e doloridos.

Embora o ingurgitamento mamário possa ocorrer a qualquer momento durante a lactação, é especialmente comum quando o leite chega pela primeira vez. Afinal, sangue e líquidos correm para seus seios para prepará-los para a produção de leite.

Além disso, seu corpo ainda está descobrindo quanto leite o bebê precisa e pode produzir mais do que o necessário. Algumas mulheres podem passar por esse processo com mais tranquilidade, enquanto, para outras, o ingurgitamento pode ser mais significativo.

Dicas de como manejar as dificuldades relacionadas à apojadura:

  • Amamente com frequência e em livre demanda, seguindo os sinais de fome e de saciedade do bebê. Não estabeleça limites de tempo para o tempo de mamada;
  • Utilize um top com boa sustentação para sustentar as mamas e evitar que elas encham demasiadamente;
  • O ideal é não deixar de amamentar para evitar entupimento de ductos e possíveis complicações. Busque ajuda o quanto antes para aliviar incômodos que esteja sentindo;
  • Tome cuidado para posicionar bem o bebê para mamar e garantir uma pega adequada, que o ajude o bebê a fazer uma mamada efetiva, aliviando, assim os seios, e deixando-os mais macios;
  • Varie as posições de amamentação para ajudar a promover a drenagem da mama;
  • Antes de amamentar, é bom aliviar um pouco as mamas com massagens e/ou ordenha manual (seios muito cheios e tensos dificultam a pega correta do bebê). Lembre-se de que ordenhar estimula a produção de leite e, por isso, é recomendado ordenhar o mínimo de leite possível, apenas o suficiente para se sentir confortável;
  • As massagens suaves nos seios, da base do seio em direção à aréola, podem ser feitas também durante a amamentação.

Caso os desconfortos se prolonguem, entre em contato com uma profissional de confiança. Temos alguns recursos para auxiliar a vencer as dificuldades que podem se apresentar nesse processo. Clique aqui para entrar em contato com nossa equipe de enfermeiras obstetras especializadas em amamentação.

WhatsApp

Eu gostaria de conhecer a luz!

(61) 9557-0866